Menores não acompanhados

Como regulamento geral, as crianças menores de 12 anos devem viajar acompanhados de um adulto, que deverá ser maior de idade, porém na Binter é possível que um menor de idade, possa viajar sem acompanhante, em determinadas condições, com o nosso serviço de menores não acompanhados.

O mencionado serviço consiste em acompanhamento personalizado no embarque, durante a viagem, e na chegada destes menores, que estarão sob a atenção do pessoal de Handling e do pessoal de voo de Binter.

Para os menores cuja idade varie entre os 5 anos completos e os 12 anos sem completar, o acompanhamento será obrigatório, de acordo com o regulamento aeronáutica e pela sua segurança terão que adquirir uma tarifa específica, Menor não Acompanhado, que já inclui o mencionado serviço.

Para os menores de 18 anos, que já cumpriram os 12 anos, o acompanhamento é um serviço opcional.

O regulamento aeronáutico limita o número de menores não acompanhados por aeronave, pelo que é importante que informe da sua petição no momento de realizar a sua reserva, que deverá ser confirmada pela Binter, para garantir o serviço. Os menores de 5 anos e sem acompanhante, não serão aceites para viajar.

Requerimentos:

- O adulto maior de idade que acompanhe o menor, no aeroporto de saída, deverá apresentar-se com antecedência suficiente no aeroporto, com o intuito de preencher o Documento de Termo de Responsabilidade, proporcionar os dados da pessoa que faz a entrega do menor, da mesma forma que os da pessoa que vai receber o menor na sua chegada.

- Essa mesma pessoa, deverá no momento do check-in da criança, entregar a documentação do menor que deve constar de:

  • Bilhete com reserva confirmada para toda a viagem.
  • Termo de responsabilidade devidamente preenchido, com os dados de contacto da pessoa/s que receberão o menor.
  • Passaporte e vistos, caso sejam necessários e qualquer outra documentação adicional.
  • Autorização do pai/mãe/tutor, junto com fotocópia do documento de identificação da pessoa que autorize, a ser recolhido pelo nosso pessoal no aeroporto (apenas quando a pessoa que entrega o menor não é nem o pai/mãe/tutor).

- O responsável do menor não deverá abandonar o aeroporto, até a decolagem do avião.

- O adulto maior de idade que assumiu a custódia do menor deverá estar presente no aeroporto de chegada e identificar-se ao pessoal da companhia para a receção do menor. Para esse efeito, deverá estar com a sua identidade e apresentar o documento termo de responsabilidade para receber o menor.

Não são admitidas reservas do serviço de acompanhamento de menores, em casos de voos com conexão com outras companhias transportadoras, nem em voos da Binter em que a viagem requer uma parada com pernoite numa escala intermédia.

O pessoal de Handling será responsável pelo menor a partir do momento em que se inicie o embarque do voo, no Terminal de Passageiros, com a documentação e o check-in efetuado. Deverão acompanhá-lo ao avião e entregá-lo à tripulação do voo, que o acomodará a bordo convenientemente, num lugar designado para tê-lo sob a sua custódia e atenção.

O pessoal de handling receberá o menor à chegada e fará a entrega à/s pessoa/s autorizada/s no Documento de Termo de Responsabilidade no Terminal de Passageiros do aeroporto. Esta/s pessoa/s autorizada/s deverão comprovar a sua identidade a apresentar o Documento de Identificação/Passaporte.

Menores de idade, com 12 anos cumpridos, a viajar sem acompanhante.

Os menores de 18 anos de idade, que tenham cumprido os 12 anos, podem viajar sem acompanhante. Porém o serviço estará disponível de forma opcional, nos mesmos termos do serviço de acompanhamento para os menores de 12 anos e o custo é de 2000 CVE.